segunda-feira, 14 de junho de 2010

Desafio Literário - Junho

E lá vamos nós para o post do primeiro livro do Desafio Literário :D
A proposta do mês de Junho era ler algum livro de uma escritora brasileira. Juntando a fome com a vontade de comer (;P), resolvi ler "Onde está Teresa?" da Zibia Gasparetto, que há algum tempo já vinha me chamando a atenção tanto pela sua história quanto por se tratar de um romance espírita, um tema que tem me interessado muito ultimamente.
Marília, apesar de casada há 10 anos com Otávio, conhece pouco de seu marido, que não lhe diz com o que trabalha, o que faz durante as noites em que passa fora e o porque de tanta agressividade. Então, em uma noite, recebe um bilhete com um endereço, para saber o que seu marido faz em seus sumiços misteriosos. O que ela não imagina é que encontraria seu marido assassinado numa cama ao lado de outra mulher. A partir dai, a polícia acredita que o corpo da mulher seja de Teresa, casada com Alberto e infeliz há 30 anos, mãe de Osmar, ganancioso ao extremo, que não mede esforços para conseguir seus objetivos e Vitório, mais sensível e que possui espíritos amigos. A reviravolta do livro ocorre quando Vitório não reconhece o corpo da mãe após Alberto e Osmar já terem o reconhecido. Então, onde está Teresa? :O A partir dai, os mistérios começam a ser desvendados aos pouquinhos.
O livro me prendeu do início ao fim, quanto mais lia, mais ficava curiosa pra saber o desfecho do crime e do sumiço da Teresa.  Foi uma leitura fácil, agradável. E ainda gostei da forma mostrada de como tudo tem seu lado positivo, não importa o que seja.
Além do mais, com a leitura, algumas dúvidas e curiosidades que eu tinha sobre a doutrina espírita, foram sanadas e me fizeram bastante sentido. Já no prefácio do livro, a autora conta que o espírito Lucius ditava e ela psicografava. Sim, assim mesmo que ele foi escrito: psicografado! :O  É um livro bem explorado nesse quesito, mas sem aqueles exageros que fazem até parecer irreal. E, agora, tenho mais certeza ainda que quero me aprofundar mais no assunto. :)
O único porém do livro é que faltou um pouco mais de romance. O pouquinho que teve foi tão shosho! hahaha Poderia ser mais aproveitado esse lado, daria uma bela história para contrapor-se com os assassinatos.
Bom... é isso! Recomendado! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário