segunda-feira, 5 de abril de 2010

Paixões #1 - Tartarugas.



Paixões... impulsionam a vida, seja ela qual for. Proporcionam grandes momentos de alegria, dedicação, carinho... E uma das minhas grandes paixões é a natureza - incluso qualquer serzinho existente nela.
Mas, quero falar de um em especial agora: TARTARUGAS. *-*
Durante esse tempo em que estou de férias, em uma das minhas tardes de ócio em casa, achei algo sobre o Projeto Tamar. Um belo projeto, que sempre ouvia falar mas nunca tinha me aprofundado no assunto. Fui me informar e a partir de ai, me encantei com com tudo que era relacionado a ele.
O projeto começou a 30 anos, tempo que uma tartaruga leva pra se reproduzir. Aqui no Brasil são 5 espécies existentes, e todas ameaçadas de extinção, infelizmente. Em comemoração às 'tartarugas netas', as primeiras nascidas das protegidas pelo projeto, haverá uma soltura em todas as 23 bases do país.
Quero muito ir à base de Pipa - RN participar da soltura. Será uma felicidade imensa ver aquelas coisinhas minúsculas "correndo" em direção ao mar, começando a vida apenas e ainda no início da luta pela sua sobrevivência, com seus belos cascos brilhantes ao sol. =P
Pode ser meio estranho, mas acho LINDAS todas as espécies e um dos meus sonhos é trabalhar no Tamar! Ver uma tartaruguinha que chegou machucada e doente retornar ao seu habitát, saudável, deve ser uma coisa muito gratificante; participar das marcações, solturas, biometrias, identificações... observação das desovas. Quero ter essa sensação única de ser útil e ajudar pelo menos uma partinha da natureza, que já nos deu tanto.
E no fim de tudo, ainda ver uma 'bisnetinha' que teve a mãe cuidada por mim, retornar ao mar! HAHAHA =D (yn)

Nenhum comentário:

Postar um comentário